top of page

MULHERES NO COLECIONISMO 03

Rosa é coisa de menina. Carrinho é coisa de menino, certo ? Hum , não ! Não mesmo. Nossa entrevista de hoje tem muita coisa especial. Amante da cor rosa, e também amante de carros em miniatura. O apelido com uma história fantástica que coloca de forma bem clara o lado MÃE. Essa paulistana cuida do maridão, de dois filhos e de sua coleção sabendo dosar o tipo e a quantidade de amor que cada um precisa. Com vocês MISTERY MINIS, atualmente no nick MÔNICA MISTERY:

  1. NOME E PROFISSÃO, ESTADO CIVIL

Monica Keimich, secretária, casada

2 - DE ONDE VEIO A IDEIA DO NICK “MISTERY” ?

Em 2006 meu filho tinha 7-8 anos e só ele colecionava, um dia estava com ele numa loja de brinquedos comprando HW quando a vendedora me disse que estava tendo um encontro de colecionadores de HW no Clube de Regatas Tietê na marginal Tietê, fui pra casa e ele queria ir para o tal encontro, eu estava grávida da minha filha e sem a mínima vontade de ficar num ambiente cheio de crianças arrastando carrinhos pelo chão MAS ele me convenceu e eu cedi aos pedidos e disse ao meu marido que iria levá-lo rapidinho para brincar com carrinhos e voltava logo. Quando cheguei ao local achei estranho pois 99% eram homens, quase nenhuma criança, como assim? (pensei), meu filho foi com sua maletinha com alguns carrinhos para troca e viu numa das mesas um carrinho que ele queria muito e logo foi pondo a mão, o rapaz da mesa pediu para não mexer pois era da coleção dele, SÓ OLHAR OK..., fiquei espantada com todos aqueles adultos que tinham brinquedos mas não brincavam, abracei meu filho tipo desconfiada daquele ambiente e voltei com ele pra casa.

Lá no encontro de colecionadores ele ficou sabendo de um fórum (HWC) onde os colecionadores trocavam de carrinhos, informações, podiam comprar e vender, e ele queria se cadastrar, eu como mãe zelosa me cadastrei com o nome de Mistery para acompanhar o que acontecia por lá de perto, o nome tem 2 motivos, 1º para ficar no mistério se era homem, mulher ou criança, e também porque La no encontro eu vi uma embalagem preta que “não” se sabe qual carro tem dentro, o famoso Mystery Cars daí tive a ideia.

(MISTERY CAR é uma série especial da HW onde no descritivo da embalagem você tem como saber qual opções de carros pode ser a peça, mas o blister escuro te impede de saber qual peça está levando - nota do entrevistador )

3 - HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ PRATICA ESTE HOBBIE ?

Na verdade desde a infância com os Matchbox, mas ai vem a adolescência, o namorado, outros interesses que deixaram esse hobby de lado, casei, mudei e me desfiz de tudo inclusive dos carrinhos (que me arrependo até o último fio de cabelo), retornei por causa do meu filho, minha cunhada comprava a cada mês na gestação dele 3 ou 4 carrinhos e quando ele nasceu já tinha uma coleção razoável, ai ele cresceu continuou a colecionar até que um dia meu marido gostou de um muscle car e me pediu para conseguir um igual aquele para deixar na estante, ai ele gostou de outro, outro e quando vi estava comprando 2 carrinhos iguais, um para o filho e outro para o marido, até um dia no ano de 2008 numa tradicional piscina de uma loja com muitos carrinhos para mergulhar encontrei uma Mustang 68 Tooned na cor pink!!! (mas confesso que já tinha uns modelos que já estavam comigo sem ser na cor rosa rssss como o Cadillac 59 HW que eu nem sabia na época o que era TH, comprei porque amo o modelo do carro 1:1), mas o que iniciou o interesse na coleção foi realmente essa Mustang.

4 - E COMO SE DEU SUA ENTRADA NO MUNDO DO COLECIONISMO, QUEM TE APRESENTOU ESTE HOBBIE ?

Olha, no mundo do colecionismo mesmo foi depois do nascimento do meu filho. Aí veio o interesse do marido e pronto a minha coleção particular ja tinha iniciado. Acho que a entrada mesmo se deu com meu cadastro no forum.

5 - RECENTEMENTE VOCÊ PARECE TER CRIADO UM PERFIL NOVO. ENTÃO, VAMOS COLOCAR UMA PERGUNTA MAIS AMPLA. EM TERMOS PERCENTUAIS, QUANTOS DOS SEUS CONTATOS SÃO DO MUNDO DO COLECIONISMO?

Criei um novo perfil porque a rede “social” Facebook não aceito meu Nick Mistery Minis (que agora é página) mesmo enviando documentos que comprovavam quem eu era mas não pude manter o apelido, com relação aos meus contatos do perfil Monica Mistery 99,9% estão relacionados ao colecionismo, tenho um outro perfil que seria mais familiar mas eles também curtem o meu hobby mesmo sem colecionar, então mesmo os amigos e familiares que não colecionam estão nos meus 2 perfis.

6 - NESTA SÉRIE DE ENTREVISTAS A MULHERES, DUAS PERGUNTAS TEM QUE REPETIR. COLECIONAR MINIATURA DE CARROS, COMO ISTO TEM SIDO PERCEBIDO AO LONGO DOS ANOS PELAS PESSOAS DA SUA CONVIVÊNCIA ( NÃO COLECIONADORES ) ?

Todos olham como se eu fosse um ET, como? Uma mulher colecionando carrinhos? Não sei se o espanto é porque está relacionado a carros pois muitos acham esse meio mais masculino ou ao brinquedo, ou se estranham porque já sou uma quarentona brincando de carrinho, sei lá, não ligo AMO MEUS CARRINHOS!

7 - JÁ OUVIU EM ALGUM MOMENTO UM COMENTÁRIO OU CRITICA POR TER ESTE TIPO DE HOBBIE ? “

Sim a maioria que coleciona algo sempre recebe uma critica, as vezes até mesmo de quem coleciona.

8 - FALANDO AGORA DA SUA COLEÇÃO. PASSE UM RESUMO : QUANTAS PEÇAS NO TOTAL, QUAL SEU FOCO, QUAL ESCALA DE SUA PREFERENCIA ?

Boa pergunta, não tenho números exatos de quantas minis tenho na coleção, mas segundo a última estimativa cerca de 5 mil (com margem de erro para + ou para -), meu foco maior são as minis na escala 1/64 na cor rosa, lilás, vermelha, etc, mas tenho alguns modelos de outras cores em sua maioria modelos de carros que existem na escala 1:1, coleção de fuscas e kombis, de tratores, mas tenho alguns modelos estranhos rsss que acabo simpatizando.

9 - TODA COLEÇÃO TEM A PEÇA Nº 1. QUAL FOI SUA PRIMEIRA MINIATURA ?

A Mustang 68 Tooned Pink

10 - RELACIONE PARA A GENTE SUA PEÇA CONSIDERADA A MAIS VALIOSA, A CONSIDERADA MAIS CARA E A MAIS DIFICL DE CONQUISTAR ATÉ O MOMENTO.

Todas as peças da minha coleção têm a sua importância porque se estão na coleção é porque gostei muito, mas as + especiais, de valor inestimável são as que ganho de presente, cada uma tem um momento, uma história, um valor sentimental que não tem como descrever. Pra mim todas são caras mesmo as com valor de mercado, eu valorizo o que tenho na minha coleção.

Difícil é achar uma mini de um modelo numa loja e estar com a família que é colecionadora (4 indivíduos na caça), decidir quem vai ficar com ela é uma tarefa muito muito difícil e polêmica kkk.

11 - PARA VOCÊ , QUAL O MELHOR FABRICANTE DE MINIS PREFERENCIAL, A ESCALA IDEAL E O MODELO DE CARRO QUE NÃO DEVERIA FALTAR EM NENHUMA COLEÇÃO ?

No momento são as minis da marca M2, bem detalhados e atualmente é o fabricante que mais lança carros na minha cor preferida.

A escala que atende meu espaço físico (por enquanto) é 1/64.

Difícil julgar isso, cada um tem seu estilo, seu gosto, os modelos são feitos pelos fabricantes para agradar a todos os públicos.

12 - RELATE PARA NOSSOS LEITORES COMO NORMALMENTE ESTÃO GUARDADOS SUAS PEÇAS DE COLEÇÃO.

Em caixas, mas 90% já foram violadas (rsss), digo, o blister foi aberto (porque mini também tem que respirar e se é colecionador de verdade tem que manusear sem frescura), algumas deixo em maletas para levar para expor nos encontros.

13 - A PEÇA QUE AINDA FALTA PARA A COLEÇÃO É A ...

A que for lançada futuramente e me agradar, isso não tem fim........ ainda bem!

14 - DEIXE UMA MENSAGEM FINAL.

Que todos que iniciem um hobby seja de carros, chaveiros ou o que for faça porque gosta e não porque é moda. Este hobby além de trazer a alegria de ter tal objeto na coleção que pode ser 1, 2 ou mil minis o colecionismo também tem a grande vantagem de se fazer amigos, amigos não só de 4 rodas mas para sua vida, essa é a parte do colecionismo que é a mais valiosa da coleção, COLECIONAR AMIGOS.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page